Salada de 3 alfaces passo a passo

Ingredientes
Alface lisa a gosto
Alface crespa a gosto
Alface roxa a gosto
4 ou 5 tomates cereja
1 pedaço de parmesão para ralar
Azeite de oliva de boa qualidade (português ou italiano)
sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo
Lave as folhas de alface e deixe de molho em água com vinagre por aproximadamente 20 minutos. As folhas de alface devem ser bem lavadas antes de serem postas de molho.
Enquanto o alface fica de molho, lave bem os tomates em água corrente e coloque-os de molho também. É importante lavar bem os tomates, não importa a procedência, pois alguns levam muitos agrotóxicos.
Após 20 a 30 minutos de molho, escorra a água das alfaces e tomates e passe mais um pouco de água para tirar os resíduos do vinagre.
Rasgue as folhas de alface e retire os talos. Esse é um dos segredos, pois deixa a salada mais uniforme.
Pique os tomates cereja ao meio e reserve.

Misture as folhas de alface com um pouco de azeite de oliva. Tome cuidado para não exagerar. Salpique sal e moa um pouco de pimenta do reino. A pimenta do reino requer um pouco de atenção, um ou dois giros no moedor são suficientes, do contrário o sabor da pimenta toma conta da salada e não é isso que queremos.
Adicione os tomates e misture tudo com as mãos. Não use colheres, use as mãos. Isso vai fazer com que todos os ingredientes se misturem facilmente. Vá experimentando algumas folhas para ver se está bom de sal.
Ao final, rale um pouco de parmesão sobre a salada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.