O poder dos condimentos



Alho: Tem muitos nutrientes, mata bactérias, absorve colesterol, tem propriedades benéficas ao coração e de combate ao câncer. A lista de doenças para as quais o alho tem sido receitado e´ bastante extensa. As doenças tratadas vão desde acne, asma,  artrite, bronquite, distúrbios intestinais, dores de dente, picadas de insetos, parasitas, problemas digestivos, problemas de rins, reumatismo, pressão arterial elevada, coqueluche, tuberculose e verrugas, entre outras. Sabe-se que o alho contém vitaminas B1, B2,C e a provitamina  A, além de vários antibióticos naturais, agentes anticoagulantes e ingredientes controladores do colesterol
    Use alho fresco e não guarde na geladeira
 

Pimenta: Fonte de vitaminas B e C, tem propriedades anti-inflamatória e já existem estudos relacionando o consumo à prevenção de câncer de pele, próstata e artrite
 
 

 Cebola: Excelente fonte de vitamina C. Possui ainda efeitos anti oxidantes e nutrientes anti-câncer. Aumenta a densidade óssea e previne osteoporose.
A cebola é usada principalmente como condimento, realçando o sabor dos alimentos. Entretanto, também pode ser utilizada crua em saladas e entradas e no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos, ou frita à milanesa,assada com casca, no espeto, é um excelente acompanhamento para churrasco.
A cebola conserva-se por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem necessidade de refrigeração. Mantenha os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado.
A cebola é uma boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. E mais, promove o bom funcionamento do aparelho circulatório, renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago.O uso exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves.
Por outro lado o consumo da cebola crua melhora o equilíbrio da flora intestinal e reduz o risco do aparecimento do câncer do colo retal.

Alecrim: A erva facilita a longevidade, tem ação anti-oxidante e inibe o crescimento de bactérias. Além de temperar saladas, pode ser usada em aves, peixes, arroz e sopas.
Pode ser consumido como chá, fica muito bom.
Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem. As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. 
Ramos de alecrim, pode-se também ser colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.


Coentro: Fonte de ferro, magnésio e manganês.
Estudos indicam que o coentro diminui o índice de açúcar no sangue, o colesterol ruim e facilita a digestão.
Pode ser usado no peixe, aves e legumes.


Salsa: ou salsinha, o tempero mais comum da culinária brasileira junto com a cebolinha formando o cheiro verde tem propriedades medicinais, além de diurética, ela pode combater um dos males mais comuns da humanidade, as doenças cardiovasculares, que atingem hoje 30% da população em todo o mundo.
Componentes químicos da salsa agem na circulação, eles impedem a formação de coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames. 
Pode ser usado em quase todos os tipos de  pratos, carnes, legumes, saladas, sopas...etc.
Dica: 1 - Coloque o cheiro verde na finalização do prato, coloque quando for desligar o fogo.
                   2 - Compre a salsinha fresca, lave, e congele.

  Orégano: indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação.
O chá pode ser usado para aliviar enjôo do mar. 
O sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas ainda pode ser utilizado em pratos a base de queijos, molhos, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos.
A culinária italiana e grega conta com o orégano em suas receitas.


Manjericão: Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo frequentemente utilizadas no tratamento de enjôos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
É também usado na culinária popular, em saladas, recheio, molhos, sopas, sendo o principal ingrediente do pesto, um molho típico italiano.


Louro: Alivia azia, mau hálito e indisposição estomacal,  faça um chá com três folhas bastante açúcar adicionando suco de limão.
A parte usada são as folhas e são encontradas fresca, seca ou desidratada.
Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia.
Na cozinha é usado para carnes, feijão, legumes, carnes cozidas.


Cominho: A medicina caseira aconselha uma xícara de chá de folhas de cominho contra a má digestão, é tonificante de órgãos digestivos, age no sistema imunitário e previne cancros.
Este condimento vai bem com qualquer tipo de prato salgado, desde que bem dosado, apesar da pequena semente de cominho ter uma aparência bastante modesta, é bastante forte no que toca ao sabor, que pode ser descrito como penetrante e apimentado, com ligeiros indícios de citrinos.
Seu uso é adequado em pratos que exigem cozimento longo, pois seu óleo essencial é liberado lentamente.
O cominho está disponível tanto como semente inteira como em pó.
Na culinária usam-se do cominho as folhas,os grãos  e os pós.
Pode ser usado nos preparos de molhos para carnes e peixes, legumes, ovos, queijos e sopas.
No Brasil não é muito conhecido, sendo mais usado no nordeste brasileiro.

Urucum De cor vermelha, no Brasil, a tintura de urucum em pó é conhecida como colorau, e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos,  usa-se muito no nordeste.
Açafrão: De cor amarela, é digestivo, anti espasmódico.
É utilizado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante.
Usada principalmente na elaboração de risotos, paella, sopa de peixe e bacalhau à espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.