Cozinhando macarrão



O sucesso de uma boa massa se deve em grande parte ao seu cozimento. Pode parecer uma coisa boba, mas tem vários segredinhos.

Qual a quantidade de água que devo usar no cozimento?
A proporção ideal é 1 litro de água para cada 100 g de massa (seja qual for o formato).

Em que momento devo adicionar o sal?
Tanto o sal como a massa devem ser colocados quando a água estiver realmente fervendo, com borbulhas intensas.

Qual a quantidade correta de sal?
Isso vai depender da quantidade de massa, mas se você quer sua massa salgada, não adianta colocar uma colherinha rasa em 5 litros de água que não fará diferença. O ideal é que a água de cozimento seja salgada como a água do mar. Agora se o seu molho estiver bem salgadinho o ideal é equilibrar essa quantidade. Eu uso uma água bem salgada para cozinhar a massa quando faço alho e óleo, e menos salgada quando uso, por exemplo, molho à bolonhesa.

Devo colocar óleo ou azeite na água do cozimento?
Não, isso era utilizado antigamente quando as massa não tinham uma boa qualidade. Hoje além de não ser necessário, o óleo adere ao macarrão e impede que o molho se fixe nele. 

Devo passar o macarrão pela água fria após o cozimento?
Não, isso vai deixar sua massa fria. O ideal é escorrer a massa e adicionar molho imediatamente.

Qual o tempo ideal de cozimento das massas?
Depende do fabricante, do tipo de massa, etc. O ideal é que a massa fique al dente, ou seja, cozida, sem gosto de farinha, porém firme. Se você não tem muita experiência na cozinha, siga o tempo indicado na embalagem. 

Lembre-se: massa boa é aquela que é feita e servida na hora. Se você fizer um macarrão, adicionar o molho quente e aguardar 30 minutos, quando for consumi-lo, ele estará cozido demais (porque continua a cozinhar com o calor do molho) e seco pois vai "sugando" o molho. Então já sabe: é da cozinha para a mesa!!!

4 comentários:

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.