O poder dos chás

Os métodos mais usados na manipulação das ervas são:

Como obter o máximo de benefícios?
Eles podem ser tomados em temperatura quente no caso de resfriados e bronquite, mornos para insônia e finalidade relaxante e, frios ou gelados para problemas estomacais ou diarreias.
O efeito de um chá é maior quando ele é tomado em jejum ou minutos antes do sono.
Procure não deixar colheres dentro do líquido e nunca reaproveite um chá preparado, de um dia para o outro.
INFUSÃO: A planta é colocada em um recipiente de louça e despeja-se água em início de fervura. Em seguida, abafa-se e mantém em repouso por, no mínimo, 10 minutos. A mistura deve ser coada antes do uso. O abafamento é importante, principalmente, quando se utilizam folhas e flores, assim evita-se a perda dos princípios ativos das plantas.
DECOCÇÃO: A erva ou planta deve ser colocada em um recipiente, de preferência de vidro, com água fria. Em seguida, com o recipiente semi-tampado, ferve-se por 10 à 15 minutos.
Quanto mais dura a parte da planta utilizada, maior o tempo de fervura.
Recomenda-se deixar repousar por 10 minutos com o recipiente tampado, coando-se
a mistura em seguida.
Este método é indicado para sementes, cascas de árvores e frutas.

Veja os benefícios de alguns dos chás mais conhecidos
ALECRIM - combate a depressão e funciona como anti oxidante, combatendo a ação dos radicais livres. Também atenua dores reumáticas.
BOLDO DO CHILE - de sabor amargo e pouco agradável, costuma ser um santo remédio para amenizar dores do estômago, problemas no fígado e o mal-estar gerado pela ressaca.
CAMOMILA - é indicado para aliviar enjôos e distúrbios gástrico e intestinais decorrentes, principalmente, do estresse diário.
CAPIM-CIDREIRA - ótimo para combater a insônia, controlar o estresse em períodos de nervosismo, amenizar cólicas intestinais e gases.
CARQUEJA - alivia males como azia, má digestão, perturbações gástricas e prisão de ventre.
CHÁ-MATE - originário de uma erva encontrada na região Sul do Brasil e no Paraguai, é rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de 15 tipos de aminoácidos. Excelente para melhorar as defesas do sistema imunológico, potencializar a concentração e trazer energia e vitalidade.
CHÁ-PRETO - pesquisas realizadas pela Universidade de Kunming, na China, apontaram que esse tipo de chá reduz os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL) e, portanto, é válido para pacientes hipertenso e/ou com problemas coronarianos.
ERVA-DOCE - atua no alívio de cólicas de recém-nascidos e femininas, durante o período pré-menstrual. Auxilia também no combate à má digestão.
HORTELÃ - a exemplo do chá de erva-doce, serve para amenizar azia, gases e cólicas. Tem efeito levemente sedativo e pode ser usado como complemento nos tratamentos para bronquite e asma.
JASMIM - revitalizante, afasta a sonolência excessiva. É diurético e combate acessos de asma.
MARACUJÁ (PASSIFLORA) — acalma, reduz a atividade excessiva do sistema nervoso e é indicado para dores de cabeça, insônia perturbações da menopausa.
CHÁ-VERDE — segundo estudos da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, a bebida melhora a circulação do sangue após a ingestão de comidas gordurosas, diminuindo, também, as taxas do colesterol ruim. Os polifenóis presentes na sua composição fazem com que haja um aumento no gasto energético - daí a fama de chá emagrecedor.
MELISSA - Sedativo em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.
MENTA - Indicado para má digestão, gases e cólicas.
POEJO - Anti-inflamatório, ação expectorante nos processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.