Congelamento e Descongelamento leite



Congelar o leite é uma maneira incrivelmente fácil de aumentar sua vida útil. Mais, é uma ótima maneira de economizar dinheiro, pois você pode comprar leite em grande quantidade e aproveitar as ofertas nos supermercados! 
O leite descongelado pode ser consumido sem problemas e é tão nutritivo quanto o leite fresco, então não há motivos para deixar o seu leite estragar ao invés de congelá-lo!

1 - Deixe espaço para o leite expandir pois quando o leite congela, ocupa um pouco mais de espaço do que na forma líquida e se o recipiente estiver com leite até a borda, isso pode fazer com que transborde, fazendo uma grande bagunça congelada (isso normalmente ocorre com jarras de vidro). Felizmente, isso é fácil de evitar — apenas retire mais ou menos uma xícara de leite do frasco, para que você tenha espaço livre na parte de cima. Ao fazer isso, você dá o espaço necessário para o leite se expandir.
Por outro lado, se você já bebeu uma ou duas xícaras do leite, pode pular este passo.

2 - Coloque a data no recipiente. Assim que congelar o leite, a data de validade do frasco passa a não fazer diferença, a não ser que você descongele rapidamente. Por isso, é melhor etiquetar o frasco com a data do congelamento e o número de dias restantes para a validade. Você pode escrever diretamente no recipiente com uma caneta marcadora ou usar um pedaço de fita crepe como etiqueta.
Por exemplo, se é dia 24 de agosto e a data de validade é dia 29 de agosto, devemos etiquetar o frasco com o texto "Congelado: 24/08 — cinco dias para vencer " assim vamos saber quanto tempo teremos para consumir o leite quando descongelado em um mês ou dois.

3 - Coloque o recipiente com o leite no freezer. Caso o frasco não caiba no freezer, divida o leite em vários recipientes menores. O leite deverá estar totalmente congelado em um dia, aproximadamente. Quando o leite é congelado, é possível ver a separação entre o leite e a gordura, não se preocupe, isso faz parte do processo de congelamento e é totalmente seguro.



4 - A maioria das fontes recomenda deixar o leite no freezer por, no máximo, dois ou três meses. Algumas fontes recomendam congelar o leite por até seis meses, o consenso geral parece ser de que o leite pode durar bastante tempo no freezer, mas isso fará com que ele absorva os odores e sabores dos outros itens no freezer gradualmente ao longo do tempo, tornando-se menos apetitoso para beber.
Note que produtos ricos em leite, como leitelho e creme de leite normalmente possuem a mesma durabilidade do que o leite comum (ou um pouco menor) quando congelados — geralmente de um a dois meses, mais ou menos.

5 - Considere congelar o leite em bandejas de gelo. Uma alternativa além de congelar o leite no seu próprio frasco, considere despejar uma parte em bandejas de cubos de gelo. Para quem quer usar o leite em receitas assadas, o leite em cubos de gelo é uma boa opção, pois permite que você adicione as porções de leite rapidamente à receita, ao invés de ter que esperar que um bloco grande de gelo descongele para poder usá-lo.

Os cubos de leite congelado também podem ser adicionados a copos de leite fresco — eles vão manter o leite gelado, mas não vão deixar o leite aguado como quando são usados cubos de gelo convencionais.

Descongelando leite
1 - Descongele o leite na geladeira. O truque para descongelar o leite é usar um processo lento e gradual, nunca algo rápido. Por esse motivo, o modo mais fácil de descongelar o leite é simplesmente transferi-lo do freezer para a geladeira. As temperaturas ligeiramente mais quentes do refrigerador vão permitir que o leite descongele aos poucos até chegar ao estado líquido.

Isso pode demorar um pouco — dependendo do volume de leite congelado, não estranhe se demorar até três dias para que o leite descongele completamente na geladeira.

2 - Para um descongelamento rápido, mergulhe em água fria. Se você estiver com pressa para descongelar o leite, tente encher a sua pia com água fria (não água quente) e coloque o recipiente com o leite submerso. Use um objeto pesado, como uma panela, para segurar o leite embaixo da água até que descongele. Esse processo, apesar de mais rápido do que o descongelamento na geladeira, pode demorar várias horas, então tenha paciência.
A razão pela qual a água descongela o leite mais rápido do que o refrigerador tem a ver com o modo que a energia é transferida entre o leite e o ambiente em nível molecular. Os líquidos transferem o calor para o gelo de forma muito mais eficaz do que o ar, o que faz com que este seja um método mais rápido de descongelamento.



3 - Não use calor para descongelar o leite. Nunca tente descongelar o leite mais rápido usando calor. Este método com certeza estragará o leite e todo o seu esforço será em vão. Ao aquecer o leite, o descongelamento pode ser desigual ou o leite pode até queimar, oferecendo um resultado final nada agradável. 
Abaixo, algumas dicas para evitar essa situação:

Não deixe o leite congelado em temperatura ambiente.
Não descongele o leite no micro-ondas.
Não descongele o leite em água quente.
Não descongele o leite em uma panela no fogão.
Não descongele o leite no sol.

Servindo o leite depois de congelado
1 - Sirva em 5 a 7 dias de descongelamento. Partindo do princípio de que o leite foi congelado fresco, seu frescor deve ser quase o mesmo depois de descongelado. Portanto, a maioria está apta a ser consumida e usada em receitas em até 7 dias após o descongelamento. Embora sua aparência e consistências possam estar um pouco diferentes, o leite ainda está próprio para o consumo.
Se o leite não estava fresco quando você o congelou, não há como estar fresco após descongelado. Em outras palavras, leite congelado que estava prestes a vencer estará no mesmo estado quando for descongelado.

2 - Agite antes de servir. Durante o processo de congelamento, a gordura do leite pode solidificar e se separar do líquido. Este efeito é mais nítido em leites com alto teor de gordura. Para redistribuir a gordura no leite de maneira uniforme, agite o recipiente algumas vezes durante o descongelamento para misturar o leite e gordura novamente..

Talvez o leite possa desenvolver uma cor amarelada — essa é uma parte normal do processo de congelamento e não um sinal de que o leite esteja estragado.

3 - Use o liquidificador como alternativa. Você não precisa agitar o leite com as mãos para redistribuir a gordura. Usando uma solução mecânica, como o liquidificador ou o processador, por exemplo, você pode fazer isso de forma rápida, agitando rapidamente o leite para uma textura ainda mais lisa e uniforme. Isso também ajuda a quebrar cristais de gelo remanescentes, o que pode ser uma surpresa se não forem descobertos antes de você começar a beber o leite.

4 - Não se desanime com a textura um pouco diferente. O leite descongelado pode ficar um pouco diferente do leite comum — às vezes, é descrito como pedaçudo e aguado em comparação ao leite fresco.
Embora o leite descongelado seja totalmente apto ao consumo, essas características podem torná-lo mais difícil de ser bebido.

Por outro lado, o leite descongelado é um excelente substituto do leite fresco em receitas cozidas ou assadas, em que sua textura alterada é difícil ou impossível de ser detectada.


Siga comidinhas no facebook - https://www.facebook.com/receitasrpidas.blogspot.com.br/


Também no Siga Comidinhas fáceis no Google+ e Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.