Brioche

Ingredientes
600 g de trigo
200 ml de leite
60 g de leite em pó (opcional)
200 g de manteiga com sal
60 g de açúcar
3 ovos + 3 gemas + 1 ovo para pincelar
20 g de fermento biológico seco

Preparo
Bata os ovos, o leite, o açúcar e o fermento com um fouet até que o fermento esteja dissolvido. Incorpore a farinha (e o leite em pó, se quiser que fique com mais sabor de leite) aos poucos até formar uma massa homogênea. 
Depois que os ingredientes estiverem bem misturados, adicione a manteiga cortada em cubos e mexa com a mão até que a manteiga se dissolva por completo e se incorpore à massa. Nesse ponto a massa ficará pegajosa, mas não é necessário adicionar mais trigo.
Quando não houver mais nenhum pedaço de manteiga sem se misturar à massa, cubra o refratário com um plástico filme e deixe a massa descansar por trinta minutos. Após esse período, leve a massa ainda coberta para a geladeira e deixe descansar de um dia para o outro.
Com a massa já fermentada, é hora de moldar os brioches: a massa pode ser dividida em partes iguais e moldada como pãezinhos, assada inteira, em formas de cupcake, etc. Só é preciso ser rápido e não trabalhar muito a massa para que a manteiga não derreta e a massa volte a ficar grudenta.
Depois de moldar os brioches e colocá-los em formas untadas e enfarinhadas, cubra-os com um pano úmido e deixe crescer por aproximadamente uma hora. Antes de assar, pincele a massa com um ovo batido. Leve ao forno preaquecido a 200º até que fiquem dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.