Preparando ovos



Já experimentou retirar os ovos de uma receita?
Não experimente; a receita não dará o resultado esperado. 
Por isso, o ovo é o coringa de certas receitas

Preparando ovo frito
Para fazer ovo frito estrelado, a frigideira antiaderente deve ser maior do que o espaço que o ovo vai ocupar. Isso para que você possa ter espaço para conseguir com uma escumadeira ou colher pegar o óleo e jogar sobre o ovo.
O tempo para fritar um ovo é de , no máximo, 40 segundos, para a gema mole e, de 50 segundos, para a gema dura.
Prepare assim: Coloque 1 xícara (chá) de óleo em uma frigideira e deixe esquentar bem. Quebre com cuidado 1 ovo dentro de uma xícara. Quando o óleo estiver bem quente, despeje com cuidado o ovo, de modo que a clara vá primeiro e a gema vá por último. Pulverize o ovo com um pouco de sal. A clara ficará branca e leitosa, com bordas rendadas e, a gema ficará com uma fina e leve película mais durinha. Esse é o momento para retirar o ovo da frigideira se desejar um ovo com gema mole. Para gema dura; deixe mais tempo.

Ovo Pochê
O ovo pochê é preparado sem fritar. Ideal para quem faz dieta para emagrecer, para quem não gosta de frituras e para crianças pequenas. Em uma panelinha, coloque 2 xícaras de água ou mais, para ferver. Quebre o ovo em uma xícara e não deixe que gema e clara se misturem. Despeje o ovo delicadamente na água fervente, pulverize sal a gosto e com uma colher vá jogando água sobre o ovo. Retire com escumadeira antes que a gema endureça. Tempo aproximado de 50 segundos. A quantidade de água é muito importante; o ovo deve flutuar na água.

Ovos quentes
Coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque os ovos delicadamente. Espere 3 minutos e retire-os da água. Retire o ovo com uma concha de sopa, passe rapidamente na água fria
Sirva num porta ovos. Retire o tampo e qualquer pedaço da casca que possa ter caído no ovo. A clara deve estar levemente firme e a gema mole. Tempere com sal. Sirva imediatamente, pois são gostosos quentes.

Ovos cozidos
Coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque os ovos delicadamente. Espere 10 minutos e retire-os da água. Deve descascá-los ainda quentes porque, quando esfriam, a casca gruda e costuma estragar a aparência do ovo descascado. Pode descascá-los debaixo de uma torneira em água corrente.

Dicas: Sempre lave em água corrente os ovos antes de utilizá-los.
Teste sempre os ovos. Coloque o ovo em um copo cheio de água. Se o ovo boiar; está estragado. Se afundar; está bom.
Não utilize ovos gelados. Retire da geladeira 40 minutos antes de fritá-lo.
Evite usar ovos gelados no preparo de suflês e bolos porque não se misturam bem com os outros ingredientes, soltam água ao aquecer e as claras não crescem nem endurecem bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.