Como limpar sua casa rapidinho!



1-Acabe com a bagunça. Retire do chão, das mesas e de outras superfícies tudo o que estiver fora do lugar antes da limpeza. Para ajudar, utilize um cesto ou uma caixa para recolher os objetos.
2-Limpe de alto para baixo. Pegue uma vassoura e comece removendo as teias de aranha dos cantos das paredes, se tiver é claro. Depois passe um pano no topo das estantes, armários ou outras superfícies altas. Deixe que a poeira caia e por último limpe o chão.

3-Limpe de um lado e depois o outro. Em vez de retirar todos os objetos das prateleiras e armários, remova-os para um lado enquanto limpa o outro e vice-versa.


4-Deixe o trabalho para os produtos de limpeza. Após aplicar um produto, espere alguns minutos pra dar o efeito do produto e vá adiantando outras tarefas.

5-Facilite seu trabalho. Use um recipiente ou balde para transportar produtos e utensílios de limpeza de um cômodo para o outro. Se sua casa for grande, deixe dois recipientes nos lugares estratégicos para facilitar.

6-Concentre-se nas tarefas. Evite distrações enquanto trabalha (esqueça por alguns minutos o telefone). Parece bobagem, mas a concentração conta pontos a seu favor. Após iniciar uma tarefa, pare só quando terminar.

7-Estabeleça um esquema. Trabalhe em cada cômodo seguindo o sentido horário, a partir da porta, para que nada fique sem limpeza.

8-Abrevie as tarefas. Não enxugue a louça deixe-a secar no escorredor. Para facilitar a arrumação das camas, substitua as colchas por edredons ou cobertores colocados diretamente sobre os lençóis.

9-Não complique o trabalho. Aproveite todos os momentos que puder poupar durante as tarefas domésticas, para sobrar mais tempo livre para você e sua família. Não perca tempo limpando toda a parede se houver apenas uma mancha.

10-Estabeleça rotinas. Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço. Enfrente primeiro os cômodos mais difíceis como o banheiro e a cozinha.

11-Limpe imediatamente os líquidos derramados. É muito mais fácil remover qualquer mancha causada por substâncias derramadas enquanto ainda estão úmidas. Isso vale para qualquer local: mesa da cozinha, forno, roupas.

12-Faça um pouco de cada vez, mas com frequência. Se você gasta cinco minutos limpando o banheiro três vezes por semana, isso dá no total de quinze minutos. Se você fizer isso uma vez por semana, perderá o dobro do tempo limpando a sujeira acumulada.


13-Compre artigos práticos. Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que são mais fáceis de limpar e conservar.

Dica importante: Se você for perfeccionista, reduza um pouco seus padrões de exigências para obter mais tempo livre.

25 comentários:

  1. Anônimo16/8/13

    Suas dicas são ótimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo19/2/14

      o meu maior problema é o perfeccionisnmo e por isso não tenho tempo pra mim.

      Excluir
    2. Oi....não faça isso siga as dicas que vai dar tempo para vc e para sua casa.
      Boa sorte e coragem!
      Um abraço

      Excluir
    3. Nossa muito preciosa as dicas,mais sou um ser humano que me cobro a todo instante quero tudo arrumado e pra já,meu marido briga comigo o tempo todo mais como deixar a casa em pé de guerra?eu sei que é muito difícil ainda mais com duas crianças pequenas em casa fico louca com bagunça obrigada adorando o blog

      Excluir
    4. Que bom que gostou Eveline....vai com calma que da tudo certo!

      Excluir
  2. Olá

    Que bom que gostou!
    Meus filhos casaram e eu tento através deste blog ajuda-los.
    Mãe é assim mesmo!
    Um abraço
    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/8/14

      Muito boa as dicas, dicas de maezona mesmo, obrigado por compartilhar com a gente, u mbeijo e deus a abençoe sempre

      Excluir
  3. Anônimo28/8/13

    Estou aproveitando suas idéias de cardápio semanal, minha vida é uma correria e tem facilitado, hoje mesmo vou fazer a sobrecoxa de frango na panela de pressão. Obrigada, é bem prática.

    ResponderExcluir
  4. Bom que gostou, fico feliz quando estou ajudando as pessoas. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/11/13

    Oi Lucia, encontrei seu site por acaso e o que comecei a ver acho que vai me ajudar muito. Apesar de estar casada há algum tempo e com 2 filhos de 10 anos, sempre contei com empregada integral. Agora, tendo que dar conta de tudo sozinha, as vezes entro em desespero. Preciso de estratégias que facilitem meu dia, pq trabalho fora e qd chego a casa ta de pernas pro ar. Parece q nunca consigo arrumá-la por inteiro. Ainda tenho que pensar na alimentação...Socooooorrrro!
    Grande abraço,
    Mulher aflta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique aflita que da tudo certo.....eu passei por isso ter secretária do lar o dia todo e trabalhar fora.....passei poucas e boas sem.
      Agora me acostumei, sai tudo rapidinho. O segredo é ser organizada e ter calma.
      Boa sorte
      Abraços

      Excluir
  6. Adorei as dicas. Vão me ajudar muito. Sou casada a 2 anos e ainda é complicado manter a casa organizada ainda mais com um bebê rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou.....é complicado mesmo, com criança não da muito tempo mesmo, tem que aproveitar o horário das dormidas deles para fazer os serviços mais complicador, como lavar banheiro, uma dica boa é usar Vim cloro gel....é muito bom....deixa a casa limpinha rapidinho!!!!
      Abraços

      Excluir
  7. Anônimo31/3/14

    ameiiii esse blog... muito util

    ResponderExcluir
  8. dicas fáceis de seguir, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. A ideia é facilitar Andreia, obrigada pelo carinho.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Adorei,,,,simplificar e organizar...muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Organizando a limpeza o serviço fica menos chato, obrigada pelo carinho!!!!!

      Excluir
  11. Parabéns sou dona de casa, trabalho fora e tenho tempo para fazer meus artesanatos que gosto devido a essas regras.Um grande abraço e mais uma vez parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Andréa!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.