Arroz soltinho


 Na hora de comprar

Prefira o arroz de formato alongado, grãos íntegros e tom perolado, pois ele tem melhor resultado depois de cozido, na hora da compra, porém, há outros itens que devem ser observados. 
O primeiro é a integridade dos grãos. Os quebradiços vão desmanchar no cozimento e deixar o arroz empapado. A cor também é importante. O melhor é optar por um arroz de tom perolado, mais soltinho do que os brancos. 
Outra dica é comprar arroz da safra velha, isso deve estar escrito no saquinho.
 A proporção ideal é: duas partes de água para uma de arroz
A proporção ideal é indiscutível: duas porções de água para cada uma de arroz. É importante considerar que a água do cozimento será aquecida e pode haver perda de volume nesse processo. Logo, é sempre bom colocar um tantinho mais para ferver. Pouca coisa, um chorinho basta.
A panela tem de ter o tamanho certo. E o cozinheiro deve conhecê-la bem
A escolha da panela tem mais a ver com o tamanho do que com o material. “Na cocção, o arroz tende a aumentar 50 a 60% de volume. Por isso, escolha uma panela que comporte essa quantidade"
 “As panelas de fundo grosso seguram mais o calor e tendem a prolongar o cozimento. Se o cozinheiro não souber disso, pode queimar a receita mesmo com o fogo desligado”.
Lavar ajuda a acelerar o cozimento
A água tira o excesso de amido, que age como espessante no cozimento do arroz, garante sua assepsia e inicia a hidratação do grão. “A cocção desse ingrediente é um processo de absorção de líquido. Por isso, lavar ainda ajuda a acelerar o cozimento”
Sempre cozinhe o arroz em água quente e jamais acrescente água fria no processo
Não existe uma temperatura padrão para cozinhar o arroz, isso depende da capacidade do grão de absorver água e da sua idade - os mais jovens cozinham mais depressa. Mas é certo que a maioria deles inicia o cozimento antes da fervura da água, entre 69º e 75º C. Mas o tipo de panela e a potência do fogão fazem a temperatura variar. O importante é, portanto, sempre cozinhar o arroz em água quente e jamais acrescentar água fria durante o processo. 
“É preciso manter a temperatura do inicio ao fim do cozimento, que sempre deve ser em fogo baixo”.
 Refogar bem garante que os grãos fiquem soltinhos
O refogado sela e lubrifica os grãos. Assim, garante que fiquem soltinhos. A proporção de óleo deve ser de 5% a 10% da quantidade de arroz. “Para uma xícara cheia de grãos, uma colher de sopa de óleo é suficiente. Mais do que isso o arroz ficará encharcado”.
 “Para não ficar pesado, os temperos, como alho e cebola, devem ficar bem dourados”.
Cozinhar e escorrer ou deixar secar a água? Depende. Pode mexer? Não
O método de cocção varia de cozinha para cozinha. Para grãos de qualidade inferior o ideal é usar a técnica do excesso de água como é feito no cozimento das massas.
“Coloca-se os grãos em água salgada fervente até que fiquem macios, depois é só escorrer em uma peneira. Isso evita que vire papa.” No Brasil, o método mais comum é o da secagem e absorção quase que total da água. Nesse caso, deve-se entrar com ela bem quente depois do refogado, quando os grãos já estiverem quase transparentes.
Se preferir não fritar o arroz cru e os temperos antes, ferva a água com os esses temperos e, só então, adicione o arroz. “Nesse método, não vai óleo em nenhum momento, fica mais leve e saudável”.
Em ambos os casos, o mais importante é não mexer o arroz durante o cozimento. Isso pode machucar os grãos e produzir o indesejável efeito papa.
O momento certo de desligar o fogo é quando ainda restar um fundinho de água na panela. “Ele tem que formar buracos, como se fosse um formigueiro. Deve estar quase seco, mas ainda com vapor lateral”.
Como conservar 
Um arroz branco pode durar até uma semana na geladeira, se bem acondicionado. Mas alguns errinhos podem encurtar sua vida útil. “A cebola mal refogada é a grande vilã. Ela fica azeda e leva o arroz no embalo”. Outra providência pouco conhecida é guardá-lo ainda quente. “O refrigerador funciona reduzindo a temperatura dos alimentos. Deixar esfriar no calor ambiente é dar margem para as bactérias se proliferarem”.

4 comentários:

  1. Anônimo10/7/14

    Nooossaaaa!!! uma verdadeira aula de arroz. Parabéns!!! muito proveitoso pra toda dona de casa que gosta de cuidar dos mínimos detalhes para o bem estar da família. obrigada também pela sua dedicação. meu nome é Gilgleice e gostei muito do seu blog. já estou recomendando a amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, fico feliz com isso!

      Excluir
  2. Anônimo14/8/14

    Muito interessnte este blog. Estou adorando aprender cada vez mais!

    ResponderExcluir

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.